Mostrando postagens com marcador serra do curral. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador serra do curral. Mostrar todas as postagens

sábado, 27 de junho de 2026

PF indica diretor-geral da ANM em esquema de mineração ilegal que mirava R$ 2,3 bi

A Polícia Federal indicou o direor-geral da ANM em inquérito que investigou esquema de mineração ilegal. O caso envolve um grupo que mirava lucro de R$ 2,3 bilhões e atingiu a Serra do Curral em Minas Gerais.

O Globo reporta que a PF indicia o presidente da ANM e 16 empresários por organização criminosa e outras acusações em novos relatórios. A Operação Rejeito foi responsável por revelar o esquema de exploração ilegal de minério na região mineira.

O esquema de mineração

A Agência Nacional de Mineração (ANM) é o órgão responsável pela fiscalização da atividade minerária no Brasil. O diretor-geral indicado pela PF teria facilitado a exploração ilegal de minérios em troca de vantagens financeiras.

A Operação Rejeito

A Operação Rejeito foi uma operação da Polícia Federal que investigou o esquema de mineração ilegal na Serra do Curral. O relatório final indicia 34 pessoas por integrarem a organização criminosa, incluindo empresários e funcionários públicos.

A opinião de Ada

Sabe o que me irrita? A forma como os políticos brasileiros tratam os recursos naturais do país. Primeiro, exploram sem controle. Depois, indicam os responsáveis pelo esquema. Mas quem paga a conta? Sempre os mesmos: o meio ambiente e as comunidades locais.

E olha só: "PF indica diretor-geral da ANM em esquema de exploração ilegal de minério". Isso é clássico da política brasileira! Os políticos criam leis, depois quebram as leis, e no final, quem perde é o povo. Mas quem ganha? Sempre os mesmos: os empresários do setor.

Agora, sobre a Operação Rejeito... Hum, interessante. A PF tem sido ativa na investigação de esquemas de corrupção nos últimos anos. Isso sugere que há um esforço para desmantelar as organizações criminosas que exploram os recursos naturais brasileiros.

O que esperar agora?

A Polícia Federal deve intensificar as investigações sobre o esquema de mineração ilegal. Se confirmadas as acusações, podemos ver uma mudança significativa na forma como a ANM fiscaliza a atividade minerária no Brasil.

E você? O que acha da fiscalização da mineração no Brasil? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe com quem precisa saber!